sábado, 28 de agosto de 2010

A ajuda ao mais necessitado dos povos da Terra

Assinalou-se no dia 19 de Agosto o Dia Mundial da Ajuda Humanitária. Nesse dia a ONG Oxfam France publicou um relatório sobre os vários conflitos mundiais e a protecção que é dada a cada uma das populações envolvidas: o Barómetro da protecção de civis 2010.
O documento relata factos muito interessantes acerca dos palestinianos. Com um Índice de Desenvolvimento Humano mediano -  0,737 -  são os campeões das ajudas ao desenvolvimento e das ajudas humanitárias. Tal facto deve-se à imensa carpidice que inunda os média ocidentais e os organismos que decidem quem recebe o quê, e que os tem convencido que os palestinianos são o povo mais necessitado e martirizado à face da Terra.
Em ajudas ao desenvolvimento os TPO (Territórios Palestinianos sob Ocupação) receberam em 2008 cerca de 1873 milhões de euros, o que dá  494 euros por cada palestiniano. Para os outros países as contribuições foram mais modestas: 268 por cada iraquiano, 141 por cada afegão,  20 por cada congolês, e 8 por cada paquistanês. O IDH destes dois últimos países é respectivamente de 0,389 e 0,572.
O contribuinte mais generoso foi a Comissão Europeia, que doou  aos palestinianos aproximadamente 450 milhões de dólares, e fez deles o povo mais subsidiado por este organismo:

A ajuda humanitária também rendeu bastante, com os TPO a receberem  aproximadamente 750 milhões de dólares (590 milhões de euros) em 2009. Este valor tornou os palestinianos nos maiores recebedores mundiais de ajuda humanitária per capita - 197 dólares (155 euros) - bem acima da capitação  do 2º país, a Somália com 55 euros (70 dólares):
Enfim, há povos e povos, e  há uns que mesmo bloqueados conseguem receber mais do que todos os outros.  
Via Philosémitisme.

Sem comentários: