terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Partido Anti-Sionista

Em França há quem se dedique a tempo inteiro a combater o Sionismo: os membros do Partido Anti-Sionista. O ponto a que chegou o anti-semitismo: fundar um partido para negar a um Povo - o Judeu - o direito à auto-determinação.
Nem se imagina o que aconteceria se alguém em França se lembrasse de fundar um Partido Anti-Independência do Inventado Povo Palestiniano, ou um Partido Pela Anulação da Independência dos Povos Africanos, Asiáticos e Latino-Americanos. Ou imagina-se.

6 comentários:

Cirrus disse...

Ser anti-sionista é o mesmo que ser anti-semita?

DL disse...

Cirrus,

Se quer que lhe diga, para mim é a mesma coisa. Já pensei que não era, mas cada vez me convenço mais que é.
E este partido demonstra-o: o que levará esta gente a ser contra a auto-determinação de um povo? É porque são contra esse povo.

Cirrus disse...

Compreendo o ponto de vista. Não aprovo a existência de um partido desses. Se o termo sionista é judaico, ou israelita, melhor dizendo, já o termo semita se refere a muitos outros povos.

Boaz disse...

Cirrus,
O termo "anti-semitismo" apareceu pela primeira vez em 1879, inventado por um anti-semita alemão, Wilhelm Marr. A intenção de Marr era retirar a conotação religiosa do termo anti-judeu.
Apareceu num panfleto em que alertava para a demasiada influência dos judeus na Alemanha (onde é que nós ouvimos algo assim...).
É verdade que existem muitos povos semitas, mas existe algum movimento que seja anti-todos-os-povos-semitas? Existem anti-árabes e anti-judeus, mas anti-ambos juntos, nunca se ouviu falar...
Veja que um ex-ministro de Informação da Síria, responsável pela publicação de panfletos ao melhor estilo nazi, defendia-se da acusação de anti-semitismo dizendo com um cinismo evidente: "Anti-semitas? Como pode isso ser se nós também somos semitas!".
Usem-se então os termos anti-judaísmo ou judeofobia, para que não haja confusões.

Cirrus disse...

Precisamente! O problema é a imprecisão. Semitas são muitos povos, não só árabes e judeus. Sionistas são apenas os judeus que aderem ao sionismo. Penso que são conceitos diferentes. Mas como generalizar está na moda, apenas os judeus são semitas e o resto é paisagem...

Pietro Aligi Schiavi disse...

Partido anti sionista è um partido contra a discriminacao, o assasinado dos Palestinso, contra o crime da existencia de israel, a cadeia dos Palestinos. O judeo mata, e rouba a terra da Palestina. Crime contra a Humanidade.