quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ana Benavente não faria melhor

Saiu o novo Estatuto do Aluno. Mas de novo só tem o número do decreto lei. O palavreado, o emaranhado, o compliquismo e a burocracia são os do costume. Claro que amanhã a esquerda vai descabelar-se contra mais uma agressão neo-liberal à escola pública de qualidade,  mas a verdade é que o novo estatuto poderia perfeitamente ter sido escrito por uma qualquer Ana Benavente.
Em matéria de ideologia educativa a direita continua a não ter agenda, limitando-se a aplicar as ideias da esquerda com uns pozinhos de exigência e de rigor.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto devia ser tao simples:

Estatuto do Aluno

Artigo 1 (Deveres)
Aprender

Artigo 2 (Direitos)
Ser Ensinado

O Ensino eh praticado numa sala de aula, durante 40 ou 50 minutos. Durante esse periodo, a sala de Aula transmuta-se em "templo". De um lado os discipulos, do outro o Mestre. O Objectivo eh que passados os tais 40 minutos, os discipulos saibam um pouco mais do que ha quarenta minutos atrahs.

Alguem me explica o que eh que isto tem de complicado?

Fora da Sala de Aula, alunos e professores tornam-se em cidadaos. No limite, falar em Estatutos do Aluno nao faz sentido nenhum.

Manuel Graça disse...

De facto é até difícil encontrar algo de significativo.

Está pejado de disposições que já fazem parte da lei geral, de enunciados e intenções, de incongruências, de imbróglios que nunca acabarão ...