segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mayors de Herzlyia e de Dimona juntam-se ao Yesh Atid

O Partido Yesh Atid está a recrutar candidatos à Knesset nos outros partidos: Yael German, mayor de Herzlyia há 14 anos eleita pelo Meretz, e Meir Cohen, mayor de Dimona há 12 eleito pelo Yisrael Beiteinu, aceitaram mudar de camisola e concorrer pelo Yesh Atid. Prevê-se que estas duas aquisições entrem diretamente para os 10 primeiros lugares da lista nacional, uma vez que se trata de presidentes de câmara bastante prestigiados.
O Yesh Atid foi fundado pelo jornalista do Canal 2, Yair Lapid, em Janeiro deste ano. É um partido de centro,  laico e que tem como principais pontos programáticos o ênfase na vida civil, a promoção da classe média, a alteração do sistema de governo, a igualdade para todos os cidadãos de Israel em matéria de Educação e de Serviço Militar, o combate à corrupção política, a luta contra a burocracia, a promulgação de uma Constituição que regule as relações entre os vários grupo populacionais em Israel e uma solução para o processo de paz com os palestinianos assente no princípio de dois povos, dois estados, mantendo em Israel as grandes cidades judaicas da Judeia e da Samaria e assegurando a segurança de Israel.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

A propósito do nome Yael: eu julgava que fosse um nome masculino mas uma vez um colega judeu israelita disse-me que era feminino e manifestou espanto por eu não saber isso, uma vez que, disse, é um nome que aparece na Bíblia. É claro que eu nunca li a Bíblia (livra!!!), mas em todo o caso gostaria de saber em que episódio esse nome aparece, uma vez que nunca o ouvira. Se o DL me souber esclarecer...

Luís Lavoura disse...

a igualdade para todos os cidadãos de Israel em matéria de Serviço Militar

Isto incluiria o direito (ou o dever?) de os cidadãos árabes cumprirem serviço militar? Ou seria igualdade apenas entre os cidadãos judeus?

Anónimo disse...

Jael não foi uma israelita, mas fazia parte da tribo dos queneus,que havia se associado aos israelitas quando estes migraram para a Terra Santa. Ela matou, Sisera o general do exercito de Jabim, rei cananeu, inimigo dos israelitas, que fugia da batalha, e por isso é muito bem vista pelos israelitas. Viveu no tempo da juiza Débora, e esta história está no livro dos Juizes.

Luís Lavoura disse...

Obrigado anónimo.
Não admira que eu nunca tivesse ouvido essa história, não é das que se lêem nas igrejas.