terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

19.ª Knesset empossada

Shimon Peres com os líderes parlamentares na sessão inaugural de hoje. Binyiamin Ben-Eliezer (à direita sentado) do Partido Trabalhista é o parlamentar mais antigo do plenário pelo que assumirá as funções de Presidente da Knesset até que seja eleito o sucessor de Reuven Rivlin.
O Presidente Shimon Peres deu hoje posse à Knesset saída das eleições de 22 de Janeiro. Na sessão inaugural os 120 membros juraram lealdade ao Estado de Israel e às suas leis. A Knesset agora empossada, a 19.ª, tem número recorde de novos deputados (53), de mulheres (27) e de religiosos (38).
O Presidente Peres indigitou também Benjamin Netanyahu para iniciar a formação do novo Governo. Netanyahu lidera o partido mais votado - o Likud/Yisrael Beiteinu - mas apenas dispõe de 31 deputados em 120, necessitando de fazer uma coligação maioritária para governar. A imprensa tem avançado com a possibilidade do Yesh Atid, do Hatnuah e do Shas se juntarem ao governo. A maioria seria assim de 67 assentos.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

38 religiosos? A UTJ e o Shas perfazem 18 deputados. Quais são os outros 20?

27 mulheres é muito pouco. Estão piores que nós...

DL disse...

São 38 judeus observantes, 18 dos partidos ortodoxos e 20 dos outros partidos.

27 em 120 dá uma percentagem de 22,5% de mulheres.

Luís Lavoura disse...

(1) Não deixa de ser curioso e significativo que em Israel se saiba com precisão que políticos são religiosamente ativos. Na maior parte dos países europeus esse aspeto da vida dos políticos é considerado privado e é genericamente desconhecido.

(2) O Knesset tem cerca de 110 membros judeus, dos quais apenas cerca de 40 são religiosamente comprometidos. Isto espelha bem o nível de religiosidade dos judeus israelitas: menos de metade é religiosa.

DL disse...

(1) Não vejo nada de extraordinário. Há judeus ortodoxos e ultra-ortodoxos, qual é o problema em saber-se isso?

(2) Todos são de religião judaica. Uns são observantes outros não. Estão em todos os partidos. Até no insuspeito Meretz.