quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cratera orçamental aumenta, cortinas de fumo também

O novo governo socialista ficou hoje a saber os resultados da execução orçamental do primeiro semestre completo sob sua gestão. Como de costume a despesa subiu  mais do que a receita, 4,3% contra 3,5%. O resultado é também o do costume: o défice cresceu 462 milhões de euros, para os 7763 milhões. 
Seria uma péssima notícia para o PS, uma vez que já se aprovaram vários PEC's e um Orçamento de Estado. Mas não: com o país político entretido a discutir uma alegada proposta de revisão constitucional do PSD, baseada em notícias de jornal, o défice pode subir para níveis estratosféricos que ninguém vai reparar. Pelo contrário, José Sócrates ainda consegue aparecer aos olhos dos portugueses como o salvador do "Estado-Social". Jeito aliás não lhe falta, a julgar pelos sucessivos aumentos da despesa que consegue. 
Por este andar, e com este primeiro-ministro, Portugal chegará ao Natal com uma  enorme cratera nas contas do Estado. Mas não é nada que incomode um Governo em campanha eleitoral, porque alguém se lembrará de lançar mais um tema "fracturante" para discussão pública. Depois do casamento gay e da revisão da Constituição, em pleno Inverno pode-se sempre discutir a mudança da hora, ou a alteração do fuso horário da Madeira.

6 comentários:

R disse...

No Natal teremos superavit, porque o Governo já aumentou os impostos todos e mais alguns, e ainda vai cobrar nas ex-SCUTs e companhia!

Já agora, a questão do casamento gay só deu polémica porque o nosso povinho adora freak-show, embora diga que não e que não é relevante, e porque os grupos conservadores entram em pânico e estrebucham por todos os lados em vez de deixarem resolver a questão.

DL disse...

O primeiro-ministro sabe muito bem explorar o freak-show. Não tem feito outra coisa.

DL disse...

Os grupos conservadores fizeram isso, mas o PS habilmente usou o assunto para desviar as atenções da crise económica. Já reparou que o PS nunca se dedica ao assunto da divida? Há sempre outros assuntos "laterais"...

Cirrus disse...

Cratera??? Não diria isso.

Buraco negro é capaz de ser mais acertado. E que vendo sendo aberto há muitos, muitos anos... Estes apenas agravam a situação criada por outros. É bem verdade que não estão lá para governar, mas o problema criou-se há mais tempo.

DL disse...

@ Cirrus

Desde o tempo do ouro do Brasil pelo menos...

Cirrus disse...

Ora, fazendo contas... Mais ou menos isso.