terça-feira, 16 de outubro de 2012

Partido Likud lidera sondagens

 (Clique na imagem para ampliar)
A média das últimas sondagens publicada antes da dissolução da Knesset dava vantagem ao Partido Likud de Benjamin Netanyahu. Se as eleições tivessem sido realizadas na semana passada o Likud obteria 30 lugares, o Partido Trabalhista de Shelly Yachimovich ficaria em segundo lugar com 19, em terceiro surgiria o Ysrael Beiteinu de Avigdor Lieberman com 14, a que se seguiriam o Yesh Atid de Yair Lapid com 11 e o Shas de Eli Yishai com 10. O Partido Kadima liderado por Shaul Mofaz sofreria uma pesada derrota passando dos anteriores 28 para apenas 8 lugares. Dos restantes partidos, os árabes obteriam 11 lugares, o Meretz 4 e os restantes religiosos judaicos obteriam 14.
Para se apurar a média utilizaram-se as sondagens do Jornal Haaretz, do Instituto Israel Hayom & Dahaf, e do canal de televisão da Knesset:
  (Clique na imagem para ampliar)

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

os árabes obteriam 11 lugares

!!! Tanto quanto eu julgava, os árabes israelitas raramente votam, e menos ainda votam nos partidos árabes, pelo que estes costumam ter uma participação muito minoritária (3 ou 4 deputados) no parlamento. Pelos vistos, estava enganado...

o Yesh Atid de Yair Lapid

Este Yair tem alguma coisa a ver com o Tommy Lapid que foi líder do Shinui? Já agora, que foi feito desse Shinui?

DL disse...

É filho dele. O Shinui desapareceu nas eleições de 2006: não teve votos para eleger deputados. Grande parte dos seus eleitores votou mudou-se para o Kadima.

DL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DL disse...

O Luís Lavoura estava enganado quando aos partidos árabes. Na Knesset agora dissolvida tinham um total de 11 deputados: Lista Árabe Unida 4; Hadash 4 e Balad 3. O Hadash é misto: árabe e judeu...
O eleitorado árabe israelita está disperso por todos os partidos. Se assim não fosse os árabes teriam pelo menos 20 a 22 deputados eleitos, umas vez que são 20% da população.