quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A desagregação do Kadima

O Partido Kadima apresentou a sua lista de candidatos à 19.ª Knesset. Em primeiro lugar surge o líder do partido, Shaul Mofaz, sendo seguido pelos deputados Yisrael Hasson, Yohanan Plesner, Zeev Bielski, Ronit Tirosh e Yuval Zellne. 
O Kadima era o maior partido da 18.ª Knesset com 28 deputados eleitos, mas está em completo processo de desagregação e arrisca-se a não ultrapassar o patamar mínimo de votação para poder ter assentos parlamentares. Na segunda-feira 7 deputados abandonaram o partido para se juntarem ao Hatnuah de Tzipi Livni, hoje foi a vez de Marina Solodkin bater com a porta e de Dalia Itzik anunciar a sua retirada da cena política. Solodkin era uma veterana do partido e da Knesset, com muito peso juntos dos judeus oriundos da antiga União Soviética. Itzik ocupou altos do Estado de Israel como o de Presidente da Knesset e interinamente o de Presidente do Estado.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

o patamar mínimo de votação para poder ter assentos parlamentares

Existe tal patamar? Eu julgava que o sistema eleitoral israelita fosse totalmente proporcional. De quanto é o patamar? Quando foi introduzido?

DL disse...

É de 2%. Não sei quando foi introduzido.