segunda-feira, 30 de junho de 2014

Vergonhoso apelo ao terrorismo

Termina assim o vergonhoso artigo do embaixador da Palestina em Portugal: com um apelo claro e explicito ao terrorismo. O Jornal Público não teve qualquer problema em publicá-lo. 
O Governo português devia expulsar imediatamente este "embaixador".

O Califado

O Califado foi declarado em territórios do Iraque e da Síria. Portugal está na lista de territórios a reconquistar.

Assassinados pelo Hamas

domingo, 29 de junho de 2014

Sderot

Um míssil proveniente da Faixa de Gaza atingiu uma fábrica na martirizada cidade de Sderot. Nos últimos dias disparo de mísseis a partir de Gaza aumentou e a Força Aéra Israelita já ripostou várias vezes, atingido vários alvos terroristas. Claro que na imprensa portuguesa o conflito só é notícia a partir do momento em que Israel riposta.

sábado, 28 de junho de 2014

Candidato a primeiro-ministro/comentador

António Costa está mesmo a inaugurar uma nova categoria de político: a de candidato a primeiro-ministro/comentador. Quem viu o José Magalhães na Quadratura do Círculo ainda poderá ter julgado que Costa abandonou o lugar, mas não. Costa estará de volta na semana que vem.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Festival de Cultura Judaica em Cracóvia



Atas das Aulas de Hebraico XIV-XV-XVI


É com um enorme atraso que escrevo as atas das décima quarta, quinta e sexta aulas de Hebraico. Tamanho é o atraso que me vejo obrigado a juntá-las numa só. Atente-se então que, na segunda metade do curso, a maior parte das atas foram emparelhadas. Constatação que deve contrariar o espanto daquele que ainda se surpreende por estas três atas chegarem de uma assentada. 
Posso aceitar o espanto por estas atas não estarem a ser escritas de Dublin, mas sim do centro de uma cidade chamada Katowice. Mas não posso aceitar o espanto por estar a escrevê-las num restaurante de estilo americano e onde se comem pizzas italianas e se bebe cerveja local - há muito que se pode encontrar de tudo em qualquer parte do mundo e que as iguarias deram lugar às confrarias da globalização.
Quanto a mim, no dia da décima quarta aula de Hebraico, encontrava-me mal, deprimido tal com a minha vida em Dublin, que não encontrei saída ou solução senão o fazer as malas. Na época - que é como quem diz, para o efeito - funcionou. Nas aulas seguintes, encontrei-me de ânimo abençoado. Assim como me encontrei a sós com o professor Yossi, pois os coleguinhas anglo-saxónicos e afins cansaram-se do curso e nem se dignaram a dar uma desculpa para desaparecerem do mapa. 
Já lá dizia o saber popular Português: só fazem falta os que cá estão. Eu que o diga, isolado na Silésia, sem os meus amigos, incluindo a comunidade judaica que compareceu na minha despedida de Dublin. Incluindo o professor Yossi a comer asinhas de frango sorrateiramente - ou no tanto que lhe é permitido ser sorrateiro. 

domingo, 22 de junho de 2014

Ha'aretz - Israel à noite

A ponte de tirantes de Jerusalém serve de passagem ao metropolitano de superfície. A estrutura que suporta a ponte sugere uma harpa - a harpa do Rei David.

sábado, 21 de junho de 2014

Música de Israel


 The Idan Raichel Project, Or ka'ze

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A reatividade

16 de junho - Jovem palestiniano morto por soldados israelitas - 38 comentários

A expiral recessiva

INE: actividade económica em máximos de 14 anos. Claro que o INE só é credível quando anuncia recessão económica.

IAF atinge 5 alvos terroristas em Gaza

A Força Aérea Israelita atingiu cinco alvos terroristas na Faixa de Gaza durante o dia de ontem. O ataque foi uma resposta ao disparo de mísseis de Gaza contra o Sul de Israel. Desde que os três adolescentes israelitas foram raptados já foram lançados 15 mísseis a partir de Gaza.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Desaparecidos?

Israel procura adolescentes desaparecidos na Cisjordânia com o Hamas na mira.  Onde se lê desaparecidos devia ler-se sequestrados e onde se lê Cisjordânia devia ler-se Judeia. E a insinuação de que Israel se está a aproveitar do desaparecimento dos jovens para poder perseguir o Hamas - ou até que fez os desaparecer - é apenas mais um exemplo de pura desinformação.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Abbas condemns kidnapping of Israeli teens

Abbas condena o rapto dos três adolescentes israelitas. Claro que condena, mas em inglês, porque em árabe as condenações têm sempre outro significado.

#


Pallywood nos jornais

No New York Times culpam-se os raptados e as tentativas para os resgatar pela desestabilização das relações entre Israel e os palestinianos. A seguir vão culpar o sistema anti-míssil israelita pelo aumento das frustação dentro da Faixa de Gaza e a consequente desestabilização das relações entre Israel e os palestinianos.

domingo, 15 de junho de 2014

A verdadeira face da Fatah

A página oficial da Fatah no Facebbok tem uma caricatura onde retrata como ratos os três jovens israelitas raptados. Apesar de ofivialmente a AP já se ter demarcado do rapto, ofociosamente regozija-se com o feito.

sábado, 14 de junho de 2014

Tel Aviv Gay Parade

120 mil pessoas desfilaram ontem na 16ª parada do orgulho gay de Tel Aviv. O desfile, que começou no Parque Meir e terminou na praia, foi o culminar de uma semana de eventos dedicados à temática gay. Entre os manifestantes encontravam-se 25 mil turistas.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Público e o novo Presidente de Israel

Todos os que não são de esquerda como os esclarecidos jornalistas do Público e do Haaretz, são "da linha dura", "perigosos neoliberais" ou falcões. O jornal Público não tem emenda.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Escola de Verão do Hamas

Bloquistas agarrem esta oportunidade: abriu a escola de verão do Hamas.

Rivlin eleito

Reuven Rivlin foi eleito o 10º presidente do Estado de Israel, vencendo a segunda volta da votação decorrida hoje na Knesset. Na primeira volta Rivlin ficou à frente com 44 votos, seguido de Meir Sheetrit com 31, Dalia Itzik com 28, Dalia Dorner com 13 e o prémio Nobel Dan Schetman com apenas 1. Sheetrir e Rivlin passaram à segunda volta, na qual Rivlin venceu com 63 votos, contra os 53 de Sheetrit.
Reuven Rivlin nasceu em Jerusalém há 74 anos e é membro do Partido Likud. Toma posse como presidente no dia 24 de julho.

Knesset elege o 10º Presidente

A Knesset, o parlamento israelita, começará a eleger hoje pelas 11 da manhã (hora de Jerusalém) o próximo presidente do Estado de Israel.  Há 5 candidatos na corrida: o  Professor Dan Shechtman, a ex-presidente da Knesset, Dalia Itzik, o deputado do Likud e ex-presidente da Knesset, Reuven Rivlin, o deputado do partido Hatnuah, Meir Sheetrit e a ex-juíza do Supremo Tribunal, Dalia Dorner.
Reuven Rivlin e Dalia Dorner parecem ser os favoritos, mas é impossível avanaçar com previsões de resultados. 
A votação terá uma ou duas voltas: será feita uma primeira votação e anunciado um vencedor se este obtiver 61 votos (metade mais 1), caso contrário, haverá uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados na primeira volta. O presidente que for eleito sucederá a Shimon Peres na chefia do Estado.

Da Sibéria para Jerusalém

sexta-feira, 6 de junho de 2014

70