quinta-feira, 9 de abril de 2009

O lobo veste a pele do cordeiro

Os socialistas assinaram um texto da Associação 25 de Abril no qual se critica a situação do país. O texto, que foi assinado também pelos outros partidos de esquerda e pelas centrais sindicais, faz referências à "ruptura do sistema capitalista", aos "direitos dos trabalhadores que estão a ser postos em causa", ao "desemprego e à precariedade que alastram", entre outras "violências contra os trabalhadores".
Que o PCP, o Bloco e as centrais sindicais, subscrevam estas ideias não é de estranhar, pois tem sido esse o discurso destas organizações desde o 25 de Abril. O que é estranho é vir agora o PS assinar tais sloganes quando no governo tem feito precisamente o contrário.
Ao fim de 4 anos de uma governação desastrosa, minada pela incompetência generalizada, pela corrupção e pelo compadrio, o PS aparece agora como o lobo vestindo a pele do cordeiro. Volta a fazer o papel de partido de esquerda, preocupado com os trabalhadores, e responsabilizando "o capitalismo" pelos males que nos atingem. Mas enquanto poder tem compactuado com o pior desse mesmo capitalismo, e não tem a coragem de enfrentar os grandes males que minam a democracia portuguesa. Ficaria bem um bocadinho mais de decoro, mas isso é coisa que o PS também já não tem.

Sem comentários: