domingo, 19 de abril de 2009

O país de que Sócrates precisa

Respondendo ao Presidente Cavaco Silva José Sócrates disse que “o que o país não precisa é da política do recado, do remoque, do pessimismo, do bota-abaixismo, da crítica fácil”.
Mais uma vez fica demonstrado, que o primeiro ministro lida mal com o regime democrático quem que vive. Num regime democrático, a oposição e as criticas ao governo, não só são legitimas, como necessárias. E se há espaço para a propaganda governativa, também há espaço para o "bota-abaixismo". Em democracia tudo isto pode acontecer.
O que se torna estranho, é que o primeiro ministro responda no mesmo tom a todas criticas que lhe são feitas, rotulando qualquer reparo, com os termos que acima se transcrevem. Mesmo os do presidente da República.
O país em que Sócrates gostaria de viver, não é este, e sim o país dos "yes man", acrítico, dependente do poder e dos favores do governo, subserviente, e sem escrutínio.
Ora esse país já não existe, pelo que o primeiro ministro pode espernear à vontade, porque criticas terá sempre. E se a sua postura e governação não fossem detestáveis, seria com certeza muito menos criticado.

Sem comentários: