domingo, 17 de maio de 2009

A maior distribuição de diplomas da História

Durante o fim-de-semana, o primeiro-ministro e vários ministros e secretários de Estado entregam diplomas do programa de educação "Novas Oportunidades" por todo o país.
José Sócrates não faz outra coisa se não distribuir e promover diplomas da treta. Da treta, porque é isso mesmo que eles são. Como é que é possível certificar em três tempos, estudos que demoram anos a adquirir? Se é assim tão fácil obter o 9º e o 12º ano, por que é que estas pessoas, que andam a correr todas contentes atrás do 1º ministro, não se inscrevem no ensino regular? E por que é que não tiraram esses estudos quando andaram na escola?
O "Novas Oportunidades" é uma mentira e uma injustiça. Uma mentira, porque anda a enganar os formandos com diplomas que não correspondem a aprendizagens realizadas, uma injustiça, porque certifica pessoas em meses, enquanto outras levaram anos a sê-lo.
Este programa, que era uma boa ideia, acabou por se tornar numa coisa sem credibilidade, pois não passa de uma maquina de imprimir diplomas, que na maioria dos casos correspondem a coisa nenhuma.

16 comentários:

Mariagaby disse...

De acordo, completamente!
Esta é mais uma "pour épater le bourjois"!!! O outro transformava em ouro tudo em que tocava, este transforma em porcaria tudo onde chegam as suas garras ou as dos seus acólitos/as!!!

DL disse...

É verdade, já não há "Reis Midas". Apenas nos restam estes embustes.

3virgula14 disse...

Não discordo de todo...
Mas o que me dizem às velhas e muitas oportunidades...ao facilitismo no ensino regular???
Quantos miúdos fazem o 9.º ano, no ensino regular, sem saberem ler, escrever, calcular, raciocinar e sem terem qualquer espírito cívico?!?!?!

DL disse...

@ 3,14

Mas isso não serve de desculpa para se darem diplomas a rodos e sem qualidade nenhuma. Isso é o mesmo que dizer: "não pago impostos, porque os outros nãp pagam!"

3virgula14 disse...

Continuo a não discordar de todo :)
E que fique claro que sou contra a estas falsas estatísticas de escolaridade....
Mas no ensino (regular ou não ) há de tudo... mérito e muuuuuuita água benta!
Mas a grande vergonha no ensino está no 1.º ciclo... Incrível como chegam miúdos ao 5.º ano sem saberem escrever sequer o nome dos pais e sem saberem quanto é 10+5

DL disse...

@ 3,14

No novas oportunidades é impossível haver mérito: ninguém aprende em 3 meses o que se aprende em 3 anos. É uma impossíbilidade.

Mariagaby disse...

Diria mesmo: é intelectualmente impossível!!!
EH,EH,EH

DL disse...

@ Gaby

Sim sim, até porque aqui há tudo excepto intelecto...

3virgula14 disse...

RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Logo não há aprendizagem.
Mas sim...também há o milagre das rosas!
Não estou a tapar o sol com a peneira...pelo contrário!

DL disse...

@3,14

Então é como está na BD acima. Se não há aperendizagem e se é apenas um "reconhecimento", são incompetentes 2 vezes, pois demoram 3 meses a passar um diploma. Podiam manda-los pelo correio...

3virgula14 disse...

Mas o nosso PM também ficou engenheiro assim num piscar de olhos, não foi?!?!

DL disse...

@3,14

E o "nosso" Valter Lemos, também é doutor em coisas manhosas....

Mil Ideias disse...

Não percebo por que motivo o PM e a sua corte se deslocam para entregar os certificados aos "novos oportunistas"...Será que vai virar moda e ainda os temos a entregar certificados de 9º e 12º????????????? AH AH AH

DL disse...

@ Mil ideias

O ministério vai ser transformado numa imensa tipografia de impressão e entrega de certificados, de diplomas e de papelinhos...

Mariagaby disse...

olha, olha, e então quando começar a Educação Sexual?? Isso é que vão ser diplomas!! Não vão chegar prás encomendas!!!

3virgula14 disse...

Quando chegar a Educação Sexual não se vão distribuir certificados mas chupetas!