sábado, 20 de junho de 2009

Lieberman: "Colonatos não são obstáculos para a paz"

O ministro dos negócios estrangeiros, Avigdor Lieberman, disse hoje nas Nações Unidas que Israel está preparado para iniciar conversações de paz com os palestinianos. Agora há "uma boa oportunidade de começar o diálogo com os palestinianos e tal como o primeiro-ministro Netanyahu disse, estamos preparados para iniciar as conversações imediatamente", declarou Lieberman no fim de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Questionado sobre o principal obstáculo às negociações, os colonatos, o ministro negou que sejam um problema porque "antes de 1967, e mesmo antes que estabelecêssemos o primeiro, a situação era a mesma que agora", indicou. Referiu ainda que quando Israel desmantelou os 24 colonatos de Gaza e transferiu mais de 12 mil pessoas para outros lugares do seu território, as milícias do Hamas "continuaram a enviar centenas de mísseis" contra as cidades israelitas. "Os colonatos são uma desculpa para evitar as conversações de paz", acrescentou.
Sobre as diferenças que separam a Jerusalém e Washington, em relação a este assunto, Lieberman assegurou que "os dois países têm muitos entendimentos sobre a evolução da paz regional. Estamos de acordo em muitas posições e temos este desacordo. Isto acontece entre entre os melhores amigos". O Estado Unidos e Israel podem "chegar a um entendimento, pois esse não é o principal problema da nossa região".
Lieberman abordou ainda com o secretário-geral da ONU outros problemas regionais, nomeadamente o Irão, a proliferação nuclear e as ameaças à paz regional. Disse que Israel está muito preocupado com a escalada nuclear no médio oriente, e que isso constitui não só uma grande ameaça para Israel mas também para o mundo inteiro.

Sem comentários: