segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sócrates, o prudente

O primeiro-ministro afirmou hoje que seria uma "grave imprudência" qualquer descida de impostos na actual conjuntura económica de quebra de receitas fiscais, contrapondo que a acção do Estado deverá concentrar-se no investimento público.
José Sócrates goza de uma enorme impunidade governativa. Em plena pré-campanha eleitoral, fez estas afirmações, e ninguém lhe perguntou como está a execução orçamental, qual é o valor do deficit, actual e previsto, e o que pretende fazer para inverter a situação. Mais grave que isso, é lamentar-se de não poder baixar impostos, devido à necessidade de realizar "investimento público", e também ninguém lhe perguntar o motivo deste estar em queda.
O primeiro-ministro tornou-se um especialista em fazer anúncios que soam bem ao ouvido, porque sabe que é politicamente incorrecto criticá-los. O "investimento público", que o governo faz, é disso um bom exemplo, pois não é mais do que retirar recursos a todos, para distribuir por aqueles a quem dá essa classificação. Como ninguém se atreve a criticar o "investimento público", sound bite após a sound bite, o Partido Socialista vai implementando o seu "Estado Social": tirar a todos, para dar a alguns.

Sem comentários: