quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ultra-ortodoxos protestam em Jerusalém

Depois dos protestos contra a abertura ao sábado de um parque de estacionamento, centenas de ultra-ortodoxos manifestaram-se ontem em Jerusalém contra a detenção de uma mulher haredi que deixava o filho passar fome. Os manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia e levaram o Mayor da cidade, Nir Barkat, a suspender os serviços municipais nos bairros de Geula e Mea Shearim por falta de condições de segurança.
Já várias vezes tem havido conflitos entre a maioria secular e a minoria ultra-ortodoxa. Embora esta última não seja homogénea, tem entre si extremistas, que devido a uma visão messiânica do mundo, tentam impor à maioria laica os hábitos e regras do judaísmo mais fechado e conservador. As manifestações de hoje, e as recentes contra a parada gay de Jerusalém, são disso exemplo.
Os israelitas judeus formam a maioria da população de Israel, e dividem-se em três grupos principais: os laicos ou seculares (45%), os conservadores ou masorti (38%) e os ortodoxos (17%). Dentro da comunidade ortodoxa, está a radical comunidade ultra-ortodoxa (ou Haredi) que por vezes se manifesta de forma violenta. Muitos deles são anti-sionistas, e não reconhecem Israel, pois crêem que será o Messias que os irá salvar e não uma entidade laica como o Estado. As zonas onde habitam são as mais deprimidas do ponto de vista económico, sendo essas populações as mais pobres de Israel.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amnesty: Israel used human shields in Gaza
http://www.middle-east-online.com/english/?id=33020

Israeli soldiers admit 'shoot first' policy in Gaza offensive
http://www.guardian.co.uk/world/2009/jul/15/israeli-soldiers-human-shields-gaza

Anónimo disse...

IDF officer: Troops did not use Gazans as human shields

http://www.haaretz.com/hasen/spages/1100669.html