sábado, 5 de maio de 2012

Israel do passado

 Kessen cinema em Tel Aviv. 
A Knesset, parlamento israelita, iniciou os seus trabalhos a 14 de Fevereiro de 1949 no seguimento das primeiras eleições ocorridas a 20 de Janeiro desse ano. A sessão inaugural realizou-se nas instalações da Agência Judaica em Jerusalém, tendo as seguintes decorrido no cinema Kessen em Tel Aviv. No final de 1949 ocorre nova mudança e a Knesset volta novamente às instalações da Agência Judaica.
Edifício Froumine, Jerusalém
Bancada da Oposição e galeria do público em Maio de 1950.
A 13 de de Março de 1950 é abandonado o edifício da Agência Judaica e feita a mudança para Edifício Froumine na Rua Rei George em Jerusalém. Posteriormente o governo israelita lança vários concursos de arquitectura para a construção de um novo edifício para a Knesset e escolhe uma nova localização -  Givat Ram em Jerusalém. Em 1957 James Armand de Rothschild informa o primeiro-ministro Ben Gurion do seu desejo de financiar a construção do novo edifício, doando 6 milhões de liras israelitas para o efeito. 
Cerimónia de inauguração do novo edifício da Knesset em Givat Ram, Jerusalém.
A construção iniciou-se em Outubro de 1958, tendo a  inauguração ocorrido a 30 de Agosto de 1966. Posteriormente o edifico sofreu obras de ampliação e foram adicionadas duas novas alas. O parlamento israelita funciona nesse local até à actualidade.
Cerimónia de abertura da XVIII Knesset. Cada Knesset é conhecida pelo seu número eleitoral. A actual é a XVIII, eleita em 2009.

Sem comentários: