sábado, 20 de julho de 2013

O concurso soviético de colocação de professores

Como já vem sendo costume o coiso está atrasado: a primeira parte que colocará umas centenas de professores ainda não terminou; e  a segunda que colocará milhares ainda não começou. 
As férias estão à porta e todos se queixam da demora e da incompetência do Ministério da Educação. Com razão é certo, mas a verdade é que grande parte dos problemas que surgem ano após ano com o concurso dos professores se deve ao facto de ser ele ser hiper-centralizado e unificado - é o mesmo para todos, desde a educadora de infância até ao professor do secundário. Estas características torna-no automaticamente num monstro com dezenas de milhares de candidatos, dezenas de listas, milhares de reclamações e centenas de regras. Apesar disso e das constantes queixas, grande parte dos professores adora este tipo de concurso e não aceita abdicar dele por nada. No país das cunhas todo o cuidado é pouco.

1 comentário:

Luís Lavoura disse...

grande parte dos professores adora este tipo de concurso e não aceita abdicar dele por nada

Porque é o tipo de concurso que permite, em princípio, a todos os professores almejarem, um dia, ter lugar numa escola ao pé de sua casa.