sábado, 9 de novembro de 2013

Kristallnacht

Há 75 anos ocorria a Kristallnacht. Nessa noite de 9 de Novembro de 1938 os nazis levaram a cabo uma ação planeada contra os Judeus da Alemanha. 267 sinagogas e 7500 lojas foram destruídas, 91 judeus foram mortos e mais de 25 000 foram presos e lavados para campos de concentração. A Noite dos Cristais foi um ponto de viragem para o que se seguira. Foi a antecâmara do Holocausto.

6 comentários:

Anónimo disse...

Quem diria que, apenas algumas dezenas de anos depois, as vítimas da barbárie nazi se viriam a tornar nos algozes de um povo que, pelo menos em termos de fenótipo, quase nada difere de si. As voltas que a História dá...

João Monteiro disse...

O comentário das 18:42 é demonstrativo de que o mesmo anti-semitismo que, algumas décadas atrás, teve como resultado a Noite dos Cristais e que culminou com a barbárie do Holocausto, está aí novamente em força.
Não importam os factos que, lamentavelmente, há-de haver sempre quem manifeste a mesma cegueira e ignorância sobre o Povo Judeu e o seu Estado que era suposto ter terminado com o fim do nazismo.

Anónimo disse...

Santa estupidez...
AM

Lura do Grilo disse...

"apenas algumas dezenas de anos depois, as vítimas da barbárie nazi se viriam a tornar nos algozes de um povo" Que povo? Os 800 000 judeus a quem, por todo médio oriente, lhes tiraram o direito à propriedade, os direitos cívicos e os direitos religiosos, as sinagogas e tiveram que abandonar Síria, Egipto, Líbano, Turquia, etc? Os judeus que te~m parte do seu território ocupado por invasores árabes?

Anónimo disse...

"Quem diria que, apenas algumas dezenas de anos depois, as vítimas da barbárie nazi se ... "

Meu Deus, perdoa-lhe, porque ele não sabe o que diz...

EJSantos

Anónimo disse...

Vira o disco e toca o mesmo. Na verdade, começa a ficar gasta essa táctica insidiosa de pôr um rótulo de anti-semita a todo e qualquer um que se insurja contra os crimes do sionismo. Como se não houvesse cada vez mais judeus, verdadeiramente dignos desse nome, que pensam exactamente o mesmo sobre a limpeza étnica que sistematicamente se abate sobre os seus vizinhos do lado...