quarta-feira, 12 de março de 2014

Knesset aprova nova Lei Básica

Naftali Bennett e Yair Lapid cumprimentam-se após a aprovação da da lei que penaliza os haredim que não se alistarem no IDF.
A Knesset aprovou hoje uma nova Lei Básica - a primeira dos últimos 22 anos - que prevê o referendo a eventuais concessões territoriais nas negocciações de paz com os palestinianos. Denominada de Lei do Referendo, a  Lei Básica foi aprovada na terceira leitura com 68 votos a favor e nenhum contra. O projecto foi apresentado pela coligação governamental e apenas contou com os votos desta.
Futuramente eventuais concessões territoriais terão de ser aprovadas por voto popular, mas o princípio não se aplica aos territórios da Judeia e da Samaria, sendo apenas referendáveis as concessões em Jerusalém e nos Montes Golã. Em caso de resusa popular o resultado não será vinculativo se as concessões forem aprovadas por mais de 3/4 da Knesset.
No dia de hoje foram ainda aprovadas duas importantes leis: a Lei da Governança, que aumenta a fasquia mínima de votos para os partidos entrarem na Knesset, e a lei que aprova as sanções penais aos judeus ultra-ortodoxos que se recusarem a prestar serviço militar no IDF.

1 comentário:

Um judeusito disse...

Concessões em Jerusalém ? ??