segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Escola transformada num albergue

Pasme-se. O director-geral da Saúde, Francisco George, sugeriu que as cantinas escolares abrissem durante as férias para suprir necessidades alimentares de algumas crianças. Mais um exemplo do pensamento dominante em Portugal: se há alguma coisa que a sociedade não consegue resolver, a "Escola" que trate disso. A escola é chamada para tudo, desde a "educação para os valores" até à "educação rodoviária", passando pela "assistência psicológica", tudo é lhe é pedido. O sistema educativo vai assim lentamente assumindo as funções que são de outros sectores e dos próprios pais, e ainda não percebeu, que quanto se quer fazer tudo, acaba por não se fazer nada bem feito.
Esta sugestão do director-geral da saúde, vai nesse sentido: passar a responsabilidade para a escola, para ser esta a resolver o problema. Porque é que não são os hospitais a abrir cantinas para estas crianças? Choveriam de imediato dezenas de argumentos tipo "não porque...". Pois bem, com a escola é a mesma coisa, haveria muitos argumentos, desde que a função principal da escola não é alimentar os alunos, até que essa medida iria mais uma vez desresponsabilizar os pais. Muitos deles, que hoje já não tratam de uma série de tarefas, "porque alguém tem de resolver o meu problema", teriam aqui mais uma oportunidade de deixar de fazer aquilo que é básico os pais fazerem: alimentar os filhos. De hoje em diante, a escola assumia essa responsabilidade e os pais deixavam de a ter. Não há nada pior, quando se trata com pais irresponsáveis, que assumir as tarefas deles.

7 comentários:

J. Maldonado disse...

Se os pais delegam tudo na Escola, então para que serve a família?
Espero que nenhuma mente brilhante se lembre de transformar a Escola em centro de assistência social... :-O

DL disse...

Maldonado, :)

Mas é nisso que a escola está a ser transformada...

Anónimo disse...

A Escola transformada…
numa cantina,
num lupanar,
numa casa de chuto,
num hospício.
"Temo que seja algum alarmismo por parte de quem divulgou essas notícias".
Quem disse isto???

DL disse...

"num hospício."

Há umas que são autenticos hospícios....

sou eu, sou! disse...

Joaquim Azevedo escreve um artigo sobre a escola tipo loja de conveniência, aberta 24 sobre 24 horas! Ainda lá vamos chegar!!
Eu digo já que faço o turno da noite!!!Só tenho que lhes abrir a porta às 3 da matina quando chegarem da "noite"!!

DL disse...

caro sou eu

Vamos vamos, ainda vão pedir para os alunos tomarem banho na escola e a seguir dormir.

3virgula14 disse...

Levy,

"Ainda vão pedir para os alunos tomarem banho..."?!
Já se pede e eles não o fazem!!!