sexta-feira, 31 de julho de 2009

"... sim, se não houvesse mais ninguém no Mundo."

O diário de Anne Frank integra a lista de 35 bens do património documental mundial “de interesse universal” propostos este ano pela UNESCO ao programa “Memória do Mundo”, anunciou ontem o site da organização.
Anne Frank foi uma adolescente judia de Amesterdão que escreveu um diário sobre os dois anos em que esteve, com a sua família, escondida dos nazis. Acabaram por ser capturados, tendo apenas sobrevivido o pai. Anne morreu em Março de 1945 no campo de concentração de Bergen-Belsen, dois meses antes da libertação da Holanda.

7 comentários:

Maria Ribeiro disse...

Um dos livros da minha juventude, sempre presente! É preciso não esquecer, nem deixar esquecer. Li,há dias, um livro do horror:"Auschewitz", de Laurence Rees...
Não consigo dizer mais nada, por agora, LEVy
ABRAÇO de lusibero

DL disse...

@ Maria Ribeiro

Sobre Anne Frank, há ainda um livro de Ernst Schnabel "No rasto de Anne Frank" no qual são recolhidos testemunhos de pessoas que estiveram em contacto com ela.
Abraço

The White Scratcher disse...

Um diário duro e controverso, porque nos mete a confronto com a nossa própria consciência.

Ainda bem que toda a gente acaba por ler isso logo no secundário.

Abraço

DL disse...

@ The White Scratcher

Desconhecia que era lido ensino secundário. Ainda bem.

Abraço

Maria Ribeiro disse...

Obrigada, Levy,por essa informação. Amanhã, na FNAC de Coimbra, vou procurar eessa obra. Como Professora de Português , posso dizer-te que, embora "O diário..." não faça parte do programa, em termos de obrigatoriedade de leitura integral, há no entanto na parte da Comunicação sobre diarística, textos dele que o Professor ajuda a compreender. Tive alunos que choraram, na sua inocente solidariedade com a menina ANNE, comovidos com a dura realidade da guerra e do Holocausto.
Olha Levy, gostava de me pôr a seguir~te, mas desde há dias que tento e não consigo, Tenho-te nos meus "Favoritos",consulto a tua página, mas só aparecerei como "seguidora" quando a página me deixar...
Abraço amigo de Lusibero

DL disse...

@ Maria Ribeiro

Não sei que se passa com a função "seguir este blogue". Sei que às vezes há problemas com o Internet explorer 8, neste e noutros blogues. Por isso mudei-me de armas e bagagens para o Mozilla Firefox

abraço

The White Scratcher disse...

Sim, faz parte das leituras do secundário,,, não sei em que moldes e não sei se é assím também em Portugal. Falo por experiência própria,, mas foi ha uns anos e não foi aqui.

Abraço