domingo, 4 de outubro de 2009

Cortes na despesa em Israel

O primeiro-ministro Netanyahu e o ministro das finanças Yuval Steinitz preparam-se para anunciar um corte de 2% nos orçamentos da maioria dos organismos em Israel. Segundo o ministério das finanças, os cortes afectarão todas as áreas com excepção da segurança, da defesa e da educação. Os pagamentos aos deficientes e aos sobreviventes do Holocausto também não serão afectados.
O motivo apresentado prende-se com a necessidade de aumentar as dotações do Ministério do Interior em mais 1500 milhões de shekels (270 milhões de euros) e do Ministério da Saúde em mais 500 milhões de shekels (90 milhões de euros), este último para reforçar o programa de combate à gripe A.
Esta alteração orçamental foi feita de forma a não aumentar a despesa total, assim será feito um corte numa parte dos sectores, para compensar os aumentos necessários noutros. O governo pretende seguir a política de não aumento da despesa, que foi definida no início, e que culminou com aprovação pela Knesset, em Julho, de um Orçamento de Estado para 2 anos.

Sem comentários: