domingo, 25 de outubro de 2009

Monte do Templo agrava tensões

A polícia israelita e fiéis palestinianos enfrentaram-se hoje de manhã no Monte do Templo, em Jerusalém. Os distúrbios começaram quando os agentes da polícia foram acompanhar um grupo de turistas até ao Monte e foram recebidos por uma chuva de pedras. A polícia viu-se forçada a invadir a área e a resolver o conflito. Mais tarde, quando oficias da polícia tentaram convencer o líder muçulmano da mesquita a permitir a saída dos 100 jovens que se haviam refugiado no interior, foram novamente atacados e invadiram pela segunda vez o local.
Os conflitos, nessa sensível área da cidade de Jerusalém, podem ter como explicação o facto de correrem rumores entre os muçulmanos, que extremistas judeus tencionam tomar conta da zona, que é sagrada para as duas religiões. Ontem dirigentes muçulmanos tinham incitado os palestinianos a defenderem Jerusalém da "conquista judaica". Esta manhã a polícia deteve Hatam Abd al-Qadir, conselheiro do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, sob a suspeita de "conduta desordeira", segundo refere o jornal "Ha'aretz".
Recorde-se que apesar do Monte do Templo ser o local mais sagrado do Judaísmo, não é permitido o acesso dos Judeus, por um lado porque é uma zona profanada, e por outro porque não se sabe com exactidão a sua localização.
Estes conflitos juntamente com as declarações de alguns líderes da Fatah, apelando ao regresso dos atentados suicidas, têm feito crescer a tensão entre israelitas e palestinianos, a ponto de Israel estar neste momento a temer o início de uma terceira intifada.

Sem comentários: