domingo, 13 de março de 2011

Israel do passado - O projecto Lavi

O Lavi foi um avião de combate desenvolvido em Israel na década de 80. O projecto começou em 1980 quando o governo israelita deu autorização à Força Aérea para criar um avião completamente de raiz. 
A construção iniciou-se em 1982 e o primeiro protótipo levantou voo em 1986. 
O avião apresentou algumas inovações tecnológicas, mas o projecto acabou por ser cancelado no final de 1987, devido ao facto de os Estados Unidos (que contribuíam com 60% dos 6,3 mil milhões de dólares de custos associados - 14,1 mil milhões a preços actuais) não estarem preparados para financiar um avião que iria competir directamente com os seus caças F-16 e F-18. O governo israelita - do Likud - não só não  foi capaz de financiar sozinho o projecto, como ainda teve de lidar com a forte resistência da Oposição que o acusava de lançar o país no abismo financeiro.  
O Lavi foi assim abandonado,  apesar de ter dado importantes contribuições para o desenvolvimento das capacidades da industria aeroespacial israelita, que a partir dele criou vários produtos na área da defesa e que hoje alimentam muitas empresas exportadoras em Israel.

2 comentários:

Anónimo disse...

Existem opiniões a favor de Israel desenvolver os seus próprios aviões, pois os F-35 americanos são de tal modo dispendiosos, que só podem ser adquiridos em pequenas quantidades. Também Israel hoje tem mais capacidade financeira que nos anos 80.
Não duvido que um projecto israelita seria um sério concorrente dos projectos americanos e europeus.
F.G.

Aprendiz disse...

Penso que Israel deve mirar obter o máximo de autonomia, em todas as áreas. Sua situação é incomum. O país, assim como o próprio povo judeu, jamais fiar-se totalmente no intercambio comercial e na colaboração de aliados. É um povo que tem sido, há milhares de anos, alvo de constante ódio, desprezo e inveja. Muitas vezes, os antigos aliados voltan-se contra eles. Não é um povo que enfrenta problemas comuns, não deve esperar pelas facilidades comuns.