quarta-feira, 25 de julho de 2012

Israel: governo prepara aumento de impostos

Após a Knesset ter aprovado o aumento do défice do Estado de Israel de 1,5% do PIB em 2012 para 3% no próximo ano, o ministro das Finanças, Yuval Steinitz, anunciou aos israelitas que mesmo assim terá de aumentar os impostos. Os motivos apresentados são a quebra das receitas fiscais em 2,8 mil milhões de shekels (560 milhões de euros) e a desaceleração económica global, com o risco de colapso na Europa. Yuval anunciou ainda que o pacote com o aumento da carga fiscal será conhecido nas próximas semanas, antes da apresentação da proposta de Orçamento de Estado para 2013.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Hmmm, então a economia israelita cresce sem parar e mesmo assim as receitas fiscais decrescem? Isto cheira-me a fuga ao fisco.
Um problema é a grande desigualdade social em Israel. Deve haver montes de ricos israelitas que põem a massa em paraísos fiscais.
Então a receita fiscal decresce e a solução é aumentar os impostos? E a curva de Laffer?

DL disse...

Luís Lavoura,

Não sei responder às suas perguntas: as receitas fiscais podem ter caído por ter havido uma redução de impostos, pela fuga ao fisco que refere ou até pela desaceleração da atividade económica.
É possível que haja pessoas a por o dinheiro fora de Israel, não deve ser por acaso que há 1 ano surgiram aqueles protestos sociais todos.

Sobre a curva de Laffer, confio que o ministro Steinitz saiba o que está a fazer...