domingo, 8 de julho de 2012

A controversa Lei Tal

Milhares de israelitas manifestaram-se ontem em Tel Aviv exigindo igualdade no serviço militar obrigatório. Em causa está a controversa Lei Tal que permite o não alistamento no IDF dos ultra-ordoxos e dos árabes israelitas. 
A Lei Tal - cujo nome se deve Tzvi Tal, juiz que liderou a primeira comissão que a elaborou - foi aprovada em 2002 no governo de Ariel Sharon e tem sido prorrogada sucessivamente por períodos de 5 anos, expirando oficialmente no final deste mês. Apesar disso, o Supremo Tribunal chumbou-a no início deste ano, relançando novamente o debate em torno de um dos mais importantes assuntos internos em Israel: o serviço militar obrigatório e a sua equidade. Em Maio passado a Lei foi objeto de negociação entre Shaul Mofaz e o primeiro-ministro Netanyahu, sendo a sua extinção uma condição para a entrada do Partido Kadima no governo. Dois meses depois Netanyhau dissolveu a comissão encarregue de substituir a Lei Tal por nova legislação que obrigue os haredim a cumpri serviço militar, facto que provocou uma crise no Executivo, com o Kadima a ameaçar sair. A situação atingiu ontem o ridículo quando Mofaz, agora vice-primeiro ministro, participou na manifestação de protesto tentando forçar o executivo de que faz parte a aplicar as condições negociadas para a sua entrada no governo - precisamente a extinção da Lei Tal. Não se livrou de uma valente vaia da multidão.
Tzipi Livni marcou presença na manifestação.
Yair Lapid, líder do Yesh Atid, também se manifestou contra a prorrogação da Lei Tal
Reservistas do IDF contra a isenção do serviço militar obrigatório para os ultra-ortodoxos
Manifestantes empunham um cartaz onde se lê: "Ben Gurion cometeu um erro".
Gabi Ashkenazi, ex-Chefe do Estado Maior do IDF, saudou os manifestantes

4 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me de ter conhecido um israelita há uns anos atrás, que me contou o incómodo que esta situação lhe causava, embora fosse uma pessoa religiosa, lamentava que houvesse privilégios como este.
Quanto ao sr. Mofaz manifestar-se contra o governo de que é ministro, não é nada de novo, também tivemos o ministro da agricultura de Guterres a manifestar-se contra ele próprio...
F.G

DL disse...

Eu não queria meter o sr Mofaz no grupo do Guterres...

Luís Lavoura disse...

Em vez de estarem a discutir isto deveriam discutir o direito à objeção de consciência, ou seja, o direito a não entrar nas Forças Armadas.

Anónimo disse...

Penso que mesmo sendo reservistas, terão de estar preparados para, até aos 46 anos, poderem ser chamados a qualquer altura
JM