terça-feira, 10 de julho de 2012

Israel do passado

Um portador de deficiência física recebe cuidados médicos num hospital Malben, 1954. Em 1949 o JDC - American Jewish Joint Distribution Committee - juntou-se à Agência Judaica e ao Estado de Israel para criar a Malben, uma rede de instituições e serviços para deficientes, idosos e imigrantes.
Crianças tuberculosas, na sua maioria imigrantes vindos do Norte de África, no Hospital pediátrico Eitanim em Jerusalém, 1952. Os hospitais Malben tiveram um sucesso extraordinário no tratamento de milhares de tuberculosos nos anos 50, fazendo baixar a incidência da doença em Israel.

Um judeu polaco, que perdeu as duas pernas num pogrom, a conduzir uma 'motorizada cadeira de rodas' fornecida pela Malben, Ein Shemer, 1954.


Judeu ienemita classifica bananas em Kfar Zkenim, uma aldeia Malben para idosos, 1950. Construida numa antiga base da Força Aérea Britânica convertida para albergar imigrantes ienemitas trazidos para Israel na Operação Tapete Mágico, a aldeia foi inaugurada em 1953 e tinha capacidade para 1200 habitantes.

Um deficiente trabalha na sua mercearia criada com a ajuda da Malben, Tel Aviv 1955. Nesse ano o fundo de ajuda da Malben possibilitou a abertura de mais de 4500 pequenas empresas, proporcionando trabalho e rendimento para cerca de 19 mil pessoas.

Sem comentários: