domingo, 14 de abril de 2013

Yom HaZikaron


Israel homenageou hoje os soldados caídos em combate e as vítimas de ataques terroristas. As cerimónias oficiais tiveram lugar em Jerusalém junto ao Muro das Lamentações e no Cemitério Nacional do Monte Herlz.

6 comentários:

Luís Lavoura disse...

Israel homenageou hoje os soldados caídos em combate

É verdade que homenagens semelhantes são promovidas em sinagogas não israelitas? Disseram-me de uma cerimónia com o mesmo motivo havida na sinagoga de Lisboa (não este ano).

DL disse...

E dai?

Luís Lavoura disse...

E daí, nada. Quem quiser participar na homenagem, participa.
Mas, no meu entendimento, acho um bocado estranha (para dizer o mínimo) tal colagem de uma religião a um Estado, tal como acho estranha a colagem de qualquer Estado a qualquer religião, ou vice-versa.

DL disse...

Israel é o Estado dos Judeus e o judaísmo a sua religião.

Luís Lavoura disse...

Israel é o Estado dos Judeus

Sem dúvida.

e o judaísmo a sua religião.

Que eu saiba, mas posso estar enganado, o judaismo não é religião oficial de Israel.

Aliás, que eu saiba (foi-me dito por um judeu, religioso, alemão mas que viveu bastante tempo em Israel, tendo inclusivé lá feito o serviço militar), a maior parte, ou pelo menos grande parte, dos judeus israelitas não são religiosos, ou pelo menos ligam tanto à religião quanto um europeu típico liga à sua.

De qualquer forma, não era a isso que o meu comentário inicial se referia. O que eu acho estranho é que judeus portugueses (ou de qualquer outro país que não Israel) rezem em homenagem a soldados israelitas (que, objetivamente, são soldados de um Estado estrangeiro).

DL disse...

Precisamente: Estado Judeu não quer dizer estado de religião judaica, mas sim estado do Povo Judeu. Os judeus são um povo e têm a religião judaica. Pode haver judeus que não são religiosos, e há. Mas são sempre judeus. No caso de Israel é o Estado do Povo Judeu, sendo 80% da poupçaão composta por Judeus. Destes cerca de metade é que são praticantes da religião judaica, ou seja, enquanto religião o judaísmo é a religião mais praticada em Israel.
Sobre o que os judeus portugueses rezam ou não, faz parte da liberdade de rezar. É como se fosse rezar pela paz no mundo, quando não há guerra em Portugal.