domingo, 29 de dezembro de 2013

Evangelho de Sábado à Noite


Ler o "Novo Testamento" não vai fazer de mim mais ou menos Católico do que, há algunos atrás, ter lido "O Capital" me tornou comunista por temporada e meia. Quem diz Católico ou Comunista, diz Cristão. 
Se bem que Cristãos, de uma maneira ou de outra, somos todos. Novos, Velhos, Ex., Pós, Anti, não há como sacudir essa cruz, por ser o (dito) nascimento daquele que, um dia, morreu na cruz que nos configura o calendário e nos cadencia as básicas coordenadas do quotidiano.
E, inevitavelmente, me leva a pensar que é Sábado à noite e eu estou para aqui, com uma mão numa Bíblia e outra numa almofada. Mas, não (me) faz mal. Tomei os meus Sábados à noite durante a semana.  A sequência foi tal que (ai Yehoshua!) até fodeu a noite de Natal.
Assim, contra tudo e contra todos, até contra o tal coletivo que canta ser do contra, assim ando às avessas. Aquele a quem chamam de Cristo, quer eu queira, quer não, atravessa-se no meu caminho. Mas, cai. O calendário até pode ser dele, mas o meu caminho é meu. 
E esta caminha, onde hoje leio, também. 

1 comentário:

Manuel Galvão disse...

Os tempos que correm são os de Jacob, que fez o pai de Raquel assinar um swap que envolvia gado lanzudo, e assim lhe ficou com a fortuna. Tudo de boa-fé...