terça-feira, 28 de julho de 2009

As eternas desculpas dos palestinianos

O enviado do predidente Obama, George Mitchell, encontrou-se ontem com Mahmoud Abbas, e hoje com Benjamin Netanyahu. Apesar de classificarem as conversas como "produtivas", a verdade é que a situação se mantém num aparente impasse. Depois da proposta feita pelo primeiro-ministro israelita de criação de um estado palestiniano, seria de esperar a contra-proposta palestiniana. Mas não, o líder da AP continua a recusar-se a voltar à mesa das negociações, até que Israel suspenda a construção de colonatos.
Mais uma vez, os palestinianos recuam na hora da verdade. Agora a desculpa são os colonatos. O líder palestiniano está numa posição de fraqueza relativamente ao israelita, mas mesmo assim quer condicionar o início das discussões à satisfação das suas exigências. Isto não é negociar, é chantagear. Entender-se-ia que utilizasse a questão dos colonatos nas negociações, o que não se percebe é que os utilize para nelas não entrar.
Os palestinianos estão numa situação muito complicada, e as suas lideranças em vez de se esforçarem para a resolver, ainda se dão ao luxo de abandonar negociações. É a eterna sina das elites palestinianas, primeiro com Arafat que fez tudo para minar os acordos de Oslo, e agora com Abbas que não quer dialogar. Resta o Hamas que quer riscar Israel do mapa.

Sem comentários: