quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vencedores

Benjamin Netanyahu - Venceu, mas não convenceu. A aliança com o Yisrael Beiteinu revelou-se um desastre eleitoral, com a coligação a perder milhares de votos. Ainda assim, Netannyahu continua a ser o mais bem colocado para formar e chefiar o Governo, mas fá-lo numa posição muito mais fragilizada. Este pode bem ser o principio do fim da sua carreira política. 
Yair Lapid - O grande vencedor da noite eleitoral. Em menos de um ano, criou um partido e elevou-o a segundo mais votado. Os 19 deputados do Yesh Atid são mérito seu: soube catalisar o descontentamento social que se vive em Israel, principalmente o da classe média secular. Seja qual for o Governo formado, o Yesh Atid será um partido decisivo na linha que for tomada.
Naftali Bennett - Ao contrário do propagado, Bennett teve uma vitória moderada nas eleições de ontem. O seu partido, a Casa Judaica, juntou-se à União Nacional e ambos passaram de 7 para 11 deputados. Muito menos do que prediziam as sondagens e os histéricos jornalistas da esquerda.
Zehava Gal-On - Contrariou a ideia que toda a esquerda israelita estava moribunda. O seu partido, o Meretz, mostrou que não: passou de um grupo parlamentar de 3 para 6 deputados.

1 comentário:

Luís Lavoura disse...

Ouvi ontem uma mulher designar o sr Lapid como "o George Clooney israelita" e a dizer que ele é muito jeitoso. Se calhar isso terá algo a ver com o seu sucesso eleitoral...