quinta-feira, 2 de julho de 2009

E não se esqueça de mudar a D. Margarida da DREN

A presidente do PSD prometeu hoje mudar os estatutos do aluno e da carreira docente, o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos, caso vença as eleições legislativas.
A Líder da Oposição, com este anúncio, deu um passo na direcção certa. Mas a ser Governo terá de ir mais longe. Há outras alterações que terá de fazer: retirar do ministério os burocratas do "eduquês" que há anos o dominam; rever de forma séria formação de professores; acabar com os subsídios ao dr. Albino Almeida e seus acólitos; tornar os processos de elaboração, aplicação e correcção de exames mais transparentes e exigentes; acabar com as "distribuições" nas escolas, "Magalhães" à cabeça; modificar o sistema de avaliação dos alunos; acabar com as pressões sobre os professores para melhorar o "sucesso"; e jamais e em tempo algum, voltar a colocar personagens como Valter Lemos aos comandos seja do que for.

6 comentários:

Pulha Garcia disse...

Concordo com tudo. Infelizmente parece-me que depois das próximas eleições o actual governo se vai manter em funções pelo que não é expectável grandes alterações nestes assuntos ...

PS. Adorei o cartoon fanado ao povo é sereno. Agora que a imprensa internacional vai começar a esquecer o assunto é que vamos ver os ajustes de contas...

Miguel Josefino disse...

Miguel Josefino, Bairro Fim do Mundo - Cascais
A Senhora Professora Doutora Manuela Ferreira Leite vai privatizar o Sistema de Ensino. Quem quizer educar os seus filhos que pague e pague bem. Quem não tiver dinheiro que mande os seus filhos trabalhar. Muitos Parabens Senhora Professora Doutora Manuela Ferreira Leite. Eu voto PSD.

Miguel Josefino, Bairro Fim do Mundo - Cascais

RioDoiro disse...

Bem dito.

3virgula14 disse...

Miguel Josefino,

Eu discordo com "Quem quizer (quiser) educar os seus filhos que pague e pague bem. Quem não tiver dinheiro que mande os seus filhos trabalhar."

Privado não é sinónimo de qualidade!
Não ter dinheiro para estudar não implica ser desinteressado por saber e querer mais e melhor.

DL disse...

@ Pulha Garcia

Isso já esteve mais perto da verdade. Depois de um governo destes, qualquer um pode formar governo. Nivelaram muito por baixo.

@ Josefino

Os socretinos quando chega a hora de perderem o tacho começam a levantar fantasmas a ver se o pessoal cai. Onde é que está escrito que o líder do PSD quer privatizar o ensino? E mesmo que quisesse, desde quando isso impede os pobre de estudar? E desde quando isso significa que privatizar seja pagar?

@ 3,14

Julgo que não foi isso que o sr Josefino quis dizer...

casimiro disse...

Mas porque é que a MFL quando foi ministra da educação não fez nadinha ? E porque é que quando o primeiro Estatuto da Carreira Docente foi negociado ela foi ferozmente contra levando a que Roberto Carneiro acabasse por sair (e ir ela ocupar esse lugar ?)
só pergunto...