terça-feira, 29 de setembro de 2009

Manuela Ferreira Leite perdeu porque quis

O PSD perdeu as eleições porque a líder as quis perder. Manuela Ferreira Leite na realidade não desejava ganhar. Várias vezes deu isso a entender, não só pela forma como se comportava, mas também pela maneira pouco convicta com que falava. Há para isto uma explicação: estratégia a longo prazo. A líder do PSD sabe o difícil que é neste momento governar o país. Deixar o PS ganhar, só trará vantagens ao PSD. Mais uns anos de crise, aliados com a tradicional incompetência de José Sócrates, desgastarão ainda mais os socialistas. O tempo que o PSD precisa para poder governar em circunstâncias melhores que as actuais.
Para não correr o risco de ganhar, MFL fez asneiras clamorosas, deu tiros no pé, e seguiu uma estratégia que encaixou no estilo habitual do PS, deixando-o tirar vantagem numa área em que é perito: a propaganda. A máquina socialista, assente em anos e anos de política espectáculo, de anúncios e de soundbites, não teve dificuldade em vencer uma campanha laranja, apagada e sem energia. Desta forma, o PS ultrapassou facilmente os "casos" que surgiram, ampliou os defeitos do adversário e abafou os seus. Conseguindo com isso, passar uma campanha inteira sem nunca discutir os verdadeiros problemas e as medidas que pretende implementar para os resolver.
Só assim se explica como é que um governo mau e um primeiro-ministro pouco recomendável, ganhem tão facilmente umas eleições.

2 comentários:

Cirrus disse...

E será mesmo caso para perguntar: merecem estes senhores, que esperam por melhores condições, alguma vez governar seja o que for? Não seria, a ser verdade que a estratégia foi esta, hora de dar a cara e pegar no país, fossem quais fossem as condições? Ou só governam quando é fácil?

Daniel Santos disse...

A MFL faltou-lhe o mediatismo de Sócrates.