No próximo mês de Dezembro mais 300 professores vão passar à reforma. Um média de 10 docentes por dia deixa o ensino.
A chegada dos socialistas ao governo iniciou a debandada. As medidas que introduziram no sistema educativo desorganizaram completamente as escolas, atafulharam-nas em toneladas de papel, fizeram disparar a indisciplina, humilharam e esgotaram os professores e, mais grave do que tudo, desviaram os docentes da sua missão principal que é ensinar. Hoje em dia vale tudo, menos ensinar. Umas macacadas valem muito mais.
O resultado está à vista: as escolas são cada vez mais servidas por uma classe mal paga, desqualificada e desmotivada. Por uma classe destruída. Destruir os professores foi o único grande objectivo que os socialistas atingiram. Todos os outros não passam de fachada e propaganda: desde as aprendizagens que são cada vez mais a fingir, até ao sucesso estatístico que é todo ele fabricado e manipulado.
Chegou-se ao fundo? Não. Quando começarem a chegar às escolas os professores generalistas - fruto de mais uma reforma educativa saída das cabeças da nomenklatura eduquesa do PS - aí sim o grau zero será atingido. Nessa altura, os docentes das escolas públicas estarão reduzidos a serem uns meros animadores e entertainers de alunos pobres e indisciplinados. E já não serão uma classe.
5 comentários:
É isso, ponto.
Uma história verídica: Um familiar meu lecciona a um curso EFA de dupla certificação de nível secundário. Ora, dois meses depois de ter começado, um dos formandos apercebeu-se que afinal já tinha concluído o 12º!?! No ano anterior esteve inscrito num outro curso técnico que também dava equivalência ao 12º só que teve um acidente a meio do curso e nunca mais lá pôs os pés. Não sei durante quanto tempo faltou, mas foi tempo suficiente para o próprio formando julgar que não teria direito ao certificado. Acontece que lhe justificaram as faltas todas e deram-me o 12º, SEM ELE SABER!!! E esta, hein?
:)
Lembra a história do gajo que, a seguir ao 25 de Abril, se inscreveu em letras para poder almoçar na cantina da universidade.
Quando deu por ela tinha um canudo.
Conciso, certeiro, lúcido.
Excelente texto.
Infelizmente, é a verdade nua e crua. Até quando!?
Enviar um comentário