sábado, 15 de dezembro de 2012

Que venham as 40 horas

Professores contra 40 horas por semana. Já e habitual os jornais portugueses tomarem a opinião dos professores pela opinião de Mário Nogueira - que nem professor é -  mas neste caso a apropriação não  faz qualquer sentido. A Fenprof está contra o estabelecimento do horário semanal dos professores nas 40 horas semanais, mas a maioria dos professores deverá ser a favor. Para a maioria dos docentes tal mudança corresponderá a uma redução do horário de trabalho, visto que trabalham muito mais que 40 horas. 
A Fenprof em vez de estar contra devia aproveitar a oportunidade para conseguir disciplinar de uma vez por todas o horário de trabalho dos docentes, que deve ser dos mais indisciplinados da função pública: todos os dias levam trabalho para casa e recebem tarefas e mais tarefas nos emails às horas mais inacreditáveis. Nunca para: há sempre mais qualquer coisa para fazer. Para isso muito contribuíram o eduques e os anos tenebrosos do par Lurdes Rodrigues/Valter Lemos
No estado atual das coisas o melhor que poderia acontecer aos professores em Portugal seria terem um horário de trabalho fixo nas escolas - das 8 da manhã às 5 da tarde, com meia-hora para almoço - e, à semelhança do que acontece nas outras profissões, nada de TPC's.

Sem comentários: