sexta-feira, 9 de julho de 2010

Grandes pérolas da burocracia socialista: a bicicleta e outros modos de transporte suaves

Neste momento  não há um único aspecto da vida portuguesa que não tenha sido objecto de regulação por parte do Governo do PS. Todos os assuntos já foram contemplados com um despacho, um decreto-regulamentar, uma lei, ou uma portaria.
Esta forma de governar tem sido o triplo jackpot dos socialistas, pois não só conseguem atingir o objectivo de tornar Portugal uma sociedade socialista, como ainda ocupam a boyzada  instalada no aparelho de Estado e criam novos lugares para os que ainda lá não estão. Exemplo de tudo isto é o despacho número 11125/2010, que cria um grupo de trabalho interministerial com o objectivo de elaborar e apresentar um Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves.
É impressionante que um governo consiga produzir mais de 11 mil despachos em apenas 6 meses, mas o que é verdadeiramente pavoroso é a forma como são redigidos. A linguagem utilizada é  invariavelmente uma linguagem palavrosa, muito ao estilo socialista, e que dá a impressão que se está a legislar para criar um paraíso em Portugal, onde todos viverão felizes e contentes,  protegidos  pela regulamentação mais avançada do Mundo. Pode-se ver isso mesmo nos objectivos do grupo agora criado:
a) Promoção do diálogo e reflexão entre instituições públicas e entidades da sociedade civil com vista a derrubar barreiras a estes modos de transporte suave;
b) Identificação dos meios necessários e oportunidades de reforço em contexto escolar, visando a aprendizagem de utilização da bicicleta e outros modos de transporte suave em segurança e introduzir a aprendizagem de regras de trânsito;
c) Desenvolvimento de campanhas e estratégias de sensibilização e acções de educação para a utilização dos modos de transporte suaves em segurança;
d) Apoio a projectos de investigação e à implementação de projectos-piloto em espaço urbano nacional visando melhorar a integração dos modos de transporte suaves e a sua interacção com os sistemas de
transporte público;
e) Estabelecimento de metas verificáveis, designadamente a de aumentar a percentagem de ciclistas em circulação até 2012.

Para se atingirem estes idílicos objectivos, uma parafernália de gente trabalhará em todos os domínios do Estado:

3 - O grupo de trabalho é constituído por elementos dos seguintes ministérios e organismos públicos:
a) Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento;
b) Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações;
c) Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território;
d) Ministério da Educação;
e) Associação Nacional de Municípios Portugueses;
f) Associação Nacional de Freguesias;
g) Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.
4 — Para além dos elementos das entidades a que se refere o número anterior, podem ainda ser convidados a integrar o grupo de trabalho representantes de outros ministérios e entidades públicas, podendo proceder -se às consultas e auscultações de outras entidades públicas ou privadas que se entenda conveniente.

O Lisboa - Tel Aviv estará atento a este importante assunto e informará os seus leitores quando o grupo de trabalho elaborar o  Plano Quinquenal Nacional de Promoção das Bicicletas, Triciclos, Patins, Skates, Coches, Carroças & Carrinhos de Super-mercado e Outros Modos de Transporte Suaves.

2 comentários:

RioD'oiro disse...

Voilá:

http://fiel-inimigo.blogspot.com/2010/07/e-as-governamentais-caras-de-caralho.html

DL disse...

@ RioD'oiro

Já tinha visto, lol