sexta-feira, 2 de julho de 2010

Manual da propaganda: como disfarçar as marcas de uma governação falhada

Há uns anos, ainda na oposição, José Sócrates pregava aos quatro ventos que 7,3% de desemprego eram a marca de uma governação falhada. Depois, conseguiu fazer-se eleger prometendo 150 mil novos empregos, como se fosse possível  criar postos de trabalho por decreto. Agora, volvidos que estão mais de 5 anos desde que tomou posse do cargo de primeiro-ministro, José Sócrates culpa a crise internacional pelos 10,9% de desemprego registados em Maio. Aquilo que há 5 anos era a marca de uma governação falhada,  é hoje transformado na marca de uma governação de sucesso.
A estratégia de Sócrates assenta sempre no mesmo: inverter os factos, enviar sound-bites para os noticiários, e aparecer sempre a mexer-se e a fazer declarações "optimistas". Como é que um país inteiro se deixa governar de  forma absolutamente irresponsável, e admite a falta de vergonha com que o primeiro-ministro disfarça os rotundos falhanços do seu governo, é um fenómeno no mínimo exótico. Vicissitudes dos países do Sul...

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