quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

No Luxemburgo também têm esse problema

A socialista Ana Maria Bettencourt, que preside a um viveiro de eduqueses chamado Conselho Nacional de Educação, divulgou hoje mais um estudo sobre o estado do sistema educativo. 
Como todos os estudos feitos por socialistas também este concluiu que o problema está nos professores e nas escolas que não têm uma atitude adequada perante o insucesso escolar dos alunos, recorrendo excessivamente aos chumbos. Tal recurso causa a desmotivação e o abandono dos mais desfavorecidos. Ou dito de outra maneira: as crianças chegam à escola cheias de vontade de aprender e de ter sucesso, mas os malvados dos professores não deixam. Este é o resumo do pensamento socialista para a educação: a culpa é sempre dos professores e nunca, jamais e em tempo algum é do laxismo dos pais ou do desinteresse absoluto dos alunos.
A dr.ª Ana Maria Bettencourt talvez devesse ir passar um ano inteiro a uma escola do Luxemburgo, para ver in loco o desempenho dos alunos portugueses no sistema educativo de outro país. Durante esse tempo poderia fazer um estudo acerca do sistema educativo luxemburguês, onde explicasse os maus resultados dos alunos portugueses. Na certa iria concluir que a culpa é das escolas e dos professores luxemburgueses que adoptam práticas desmotivadoras e pouco adequadas. A seguir comunicaria os resultados ao parlamento luxemburguês, sugerindo a adopção de práticas como a flexibilização dos currículos, o ensino das competências, a generalização das estratégias motivadoras e inclusivas, o ensino pela descoberta, a educação para os afectos e para a solidariedade e claro a criação de centros novas oportunidades. Depois do Luxemburgo, poderia passar para Suíça ou para a Alemanha. As hipóteses são muitas, pois ainda há toda uma Europa por evangelizar e doutrinar nas boas práticas do eduquês português.

Sem comentários: