terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Primárias do Meretz

Zehava Gal-On, líder eleita.
A deputada Zehava Gal-On venceu hoje as primárias do Partido Meretz obtendo 60% dos votos. Os seus adversários foram a activista Ori Ophir e o deputado Ilan Gilon.
O Meretz é um partido do género do Bloco de Esquerda, que foi fundado em 1992. Nesse mesmo ano concorreu às eleições e obteve 12 assentos na Knesset. Integrou o governo de Yitzhak Rabin, do qual foi um importante sustentáculo, e apoiou activamente os Acordos de Oslo. De 1992 para cá, e à semelhança de toda a esquerda israelita, o Meretz foi perdendo influência, contando actualmente com apenas 3 deputados na Knesset.

4 comentários:

Anónimo disse...

Você é não é nada isento. Diz que o Meretz é como o Bloco de Esquerda, mas aposto em como não era capaz de por aqui a cara do Louçã se ele fosse reeleito líder do BE. Mas como é essa israelita já põe.

DL disse...

Caro anónimo,

vejo que percebeu o espírito da coisa: este blogue não é isento e nem tem o objectivo de vir a ser. Este é um típico post apenas de divulgação, se vier aqui com regularidade perceberá que não simpatizo com o Meretz. E quanto ao Louçã terá um post destes quando as galinhas tiverem dentes.

Pedro disse...

Percebo a comparação do Meretz com o Bloco de Esquerda mas acho errada. O equivalente Israelita, na minha opinião, do BE é o Hadash. Têm um nome pomposo,'Frente Democrática para Paz e Igualdade', mas enganador nem são democráticos nem almejam a paz e igualdade, são comunas, são anti-sionistas (alguns são mesmo anti-semitas) e Palestinianistas.

DL disse...

@ Pedro,

Sim, é bem visto. Mas eu diria que o Hadash é mais como o PCP...