sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um partido avançado no limiar do século XXI

O PCP confirmou hoje aquilo que verdadeiramente é: um partido monolítico e profundamente conservador. O voto contra a adopção por casais do mesmo sexo não foi obra do acaso. Lá no fundo os comunistas não são tão progressistas assim e sabem que estas questões não são bem aceites pelo seu eleitorado. Se no casamento gay ainda conseguiram discretamente votar a favor - quase despercebidos tendo em conta o foguetório feito por bloquistas e socialistas - na questão da adopção já não se atreveram a ir tão longe. E habilmente ainda conseguiram usar a votação para fazer passar os Verdes por partido autónomo e independente do PCP. Excelente jogada, mas também não é de admirar: já cá andam há quase 100 anos.
Quanto à questão em si, basicamente resume-se a isto.

3 comentários:

Anónimo disse...

A adopção por parte de homossexuais como uma solução para as crianças é um argumento falacioso.

Pelo que sei há demasiadas dificuldades para a adopção por parte de casais a sério e por adultos normais.

Longe de mim defender o PCP, mas ser progressista não deve ser equivalente a ter de juntar-se a qualquer rebanho de opinião. Se assim fosse, quem não for a favor de, por exemplo, Liberalização de drogas, Sexo livre, Loucura eólica, Desarmamento total, fim das forças armadas, colectivização da propriedade, etc leva logo o rótulo de anti-progressista.

Só mesmo o Bloco de Esquerda escapa… :-)

Lura do Grilo disse...

No fundo alinharam com Cuba (onde os homossexuais não são bem vistos) e foi uma homenagem ao Allende: esse auto-imolado ao altar do progressismo onde os homossexuais eram igualmente indesejáveis.

Anónimo disse...

Há uma versão sobre os acontecimentos em Santiago onde as últimas palavras do Allende terão sido: «Não disparem camaradas!», que o Fidel e o responsável da guarda presidencial chilena, um cubano à data, poderão esclarecer.

Lembro-me de ver o Álvaro Cunhal, depois de muito instado para responder, ter dito numa entrevista televisiva sobre a homossexualidade o seguinte: «É uma tristeza...». Por isso a posição do PCP não surpreende.

Relativamente a um dos maiores argumentos utilizados para a defesa da adopção - que os casais homossexuais tratam melhor as crianças do que os orfanatos - entendo que temos a obrigação de exigir ao Estado, e este o dever, de tratar bem as crianças nos orfanatos... É para isso - entre outras coisas - que eu pago impostos.

AM