quarta-feira, 28 de março de 2012

Israel do passado

Três judeus Falashas jantam com um amigo israelita numa escola agrícola em Kfar Batya, 1955
Falashas recém-chegados dançam e cantam para celebrar o fim da Páscoa durante o festival de Mimouna, Jerusalém 14 de Abril de 1985
De origem mal definida os Falashas, ou judeus etíopes, habitaram o actual território da Etiópia ao longo de séculos. Durante esse tempo mantiveram-se isolados dos restantes judeus, só entrando em contacto com o judaísmo ocidental nos finais do século XIX e início do século XX.
 Depois da fundação do Estado Judaico em 1948 foram muitos poucos os que conseguiram sair da Etiópia e entrar em Israel: tal era proibido pelo governo etíope e a comunidade Falasha ainda não havia sido reconhecida pelo Rabinato Israelita - facto só ocorrido em 1973/74. Um ano depois, o governo de Yitzhak Rabin confere-lhes o direito a beneficiar da Lei do Retorno, mas só 9 anos mais tarde em 1984 se realizou a primeira grande Alyiah para Israel através da Operação Moisés que transferiu 8000 Falashas. Seguiu-se a Operação Josué em 1985 e a grande Operação Salomão em 1991 que transferiu mais de 14 000. Actualmente vivem em Israel mais de 120 mil Falashas, o que corresponde a mais de 90% de todos os Judeus etíopes.

2 comentários:

Carolina disse...

Adoro o seu blog. Tem-me enriquecido de uma forma espectacular no que toca à história do povo israelita (e ajudado num trabalho escolar de alguma importância)!

DL disse...

Obrigado Carolina :)