quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A diferença dos tempos

A despesa desceu, a receita subiu e défice diminuiu. É o que está escrito na síntese da execução orçamental divulgada hoje. Claro que já se percebeu que a subida da receita não é sustentável até ao fim do ano, pelo que ninguém aparece a festejar estes resultados - ainda para mais com a receita fiscal a descer. 
Os partidos da oposição, como é costume, aproveitaram os números para mais uma vez criticarem o Executivo, mas os partidos da maioria reagiram de forma prudente e admitiram que vai ser muito difícil cumprir o deficit deste ano. Agora imagine-se que esta síntese orçamental tinha sido divulgada pelo Governo anterior: a esta hora a propaganda já teria convencido toda a gente que as contas públicas estão no bom caminho e o cumprimento da meta do défice seria sucessivamente garantido até à véspera do Ano Novo. É a diferença dos tempos.

1 comentário:

Cirrus disse...

Ainda hoje um jovem deputado do CDS disse que a receita que está a ser aplicada é a da Troika. Se a receita está mal, há que corrigir.

Longe vão os tempos do "não há alternativa ao memorando".

Numa coisa tem razão. Se fosse o Sócrates a apresentar este desastre, muita gente ficaria com a sensação de que estava a viver num paraíso.