domingo, 30 de agosto de 2009

Eleições no Japão

O Partido Democrático do Japão de Yukio Hatoyama venceu as eleições legislativas de hoje. Toda a informação, sobre esta histórica reviravolta, no blogue The Last Nan Ban Jin.

2 comentários:

NanBanJin disse...

Obrigado pela confiança no meu modesto saber, Levy.
Queria alongar-me mais na elaboração dos meus artigos sobre o assunto das eleições por cá, dar mais detalhes aos interessados, galvanizar a curiosidade das pessoas, mas... sabes como é: há que ser compacto. E o poder de síntese nestes dias é decididamente uma virtude que nem sempre me assiste.

Grande Abraço!
L.F. Afonso, N.B.J., Kyushu, Japão

NanBanJin disse...

Relativamente à questão que deixaste entretanto no meu almanaque:

Calma Levy.

O cavalheiro terá eventualmente sido crítico de uma ou outra actuação política ou militar - dessas de músculo mais flectido - por parte do Estado Hebraico, o que não significa que seja anti-Israel, como é óbvio.

Confesso que desconheço a posição oficial do Minshuto/D.P.J. sobre a questão israelo-palestiniana, mas uma coisa é certa: o D.P.J. em muitos pontos. e também, como é óbvio, em matérias de política internacional, demarca-se claramente do seu rival, até agora no poder, o Jiminto/L.D.P..
Uma das realidades relativamente às quais o D.P.J. se mostra mais crítico face à posição do L.D.P., refere-se à tradicional subserviência de Tokyo face à política externa de Washington.
Presumo, pela posição do D.P.J. no espectro político nipónico, que da parte de alguns dos seus dirigentes (e presumivelmente contando aqui com o própro Hatoyama), no que respeita ao conflito israelo-árabe, haja sobeja simpatia pela solução dos Dois Estados.
Mas estas são meras conjecturas da minha parte.

שָׁלוֹם עֲלֵיכֶם / Shalom Aleichem.

Grande Abraço. Volta Sempre.
NBJ, Japão