domingo, 15 de novembro de 2009

Israel rejeita a declaração unilateral de um Estado palestiniano

Num discurso no Fórum Saban que decorre em Jerusalém, o primeiro-ministro Netanyahu deixou bem claro que se a AP optar por decisões unilaterais, Israel fará o mesmo. Em causa estão a declarações do negociador palestiniano, Saeb Erekat, que referiu que a AP está a ponderar pedir à ONU que reconheça a declaração unilateral de um Estado palestiniano.
O presidente Shimon Peres, de visita à Argentina, concordou com o primeiro-ministro, afirmando que não é possível estabelecer um estado palestiniano sem um acordo prévio de paz. O mesmo pensam o ministro dos negócios estrangeiros, Avigdor Lieberman, e o da defesa, Ehud Barak.
Mais uma vez as partes divergem, com Israel a querer encetar negociações de paz, e com a AP a recusar negociar e a ameaçar com decisões unilaterais. Recorde-se que a criação de um estado palestiniano, nos territórios da Judeia e da Samaria, é um ideia largamente apoiada em Israel. Tal só não avançou ainda na prática, porque os líderes palestinianos não se entendem sobre qual o caminho a seguir. Enquanto o Hamas, que ocupa a Faixa de Gaza, jura a morte de Israel, a AP entrou num processo de chantagem, afirmando que só negoceia depois de Israel cumprir com todas as suas exigências.

Sem comentários: