quarta-feira, 23 de julho de 2014

A doutrina Ben Gurion

"...não importa o que o mundo diga sobre Israel, não importa o que eles digam a nosso respeito em nenhum lugar. A única coisa que importa é que nós podemos existir aqui, na terra de nossos ancestrais. E a menos que mostremos aos árabes que há um alto preço a ser pago pelo assassinato de judeus, nós não iremos sobreviver".
David Ben Gurion para Ariel Sharon, em 1953, após confrontos na Judeia, nos quais Israel foi duramente condenada pela  Europa e pelos Estados Unidos. 
Continua tão actual como há 60 anos. 

2 comentários:

João Monteiro disse...

É exatamente nestas palavras de Ben-Gurion que os atuais líderes israelitas devem constantemente pensar, agindo em conformidade e fazendo o deve ser feito, independentemente da gritaria que ONU, EUA, UE e demais, possam vir a fazer.

Israel depende apenas de si próprio para se defender e a História tem demonstrado que quanto mais forte Israel está e mais rápida e determinada é a sua resposta aos ataques de que é vítima, mais os seus inimigos o temem e, consequentemente, a paz se mantém.

Infelizmente, demasiadas vezes já, os líderes israelitas deram ouvidos às vozes dos que lhes pedem que cedam e que sejam moderados e contidos na resposta aos ataques, o que apenas tem resultado em mais ataques sofridos e mais insegurança para o seu povo.

Esta é, pois, a altura de Israel agir e que se danem os que o querem dissuadir dessa ação!



Anónimo disse...

mas temos de responder, pois a propaganda do Hamas pode ser perigosa.
percebo o que diz, mas temos de responder.