quarta-feira, 25 de novembro de 2009

13.785.000.000 euros

é o valor do défice orçamental que o anterior governo de José Sócrates deixou ao novo governo de José Sócrates. Tal como há 4 anos, o primeiro ministro age como se não tivesse nada a ver com o assunto e como se o buraco tivesse sido criado por extra-terrestres.
Durante a legislatura anterior, fingiu sempre que o problema não existia, chegando ao ponto de promover a maior distribuição da história: dar um computador a cada criança do ensino primário. Do Magalhães já ninguém se lembra, e de quantos ainda funcionam ainda menos, pois essa "distribuição" serviu apenas para fazer um brilharete junto de determinadas camadas da população, sempre ávidas de receberem coisas, e para arruinar ainda mais as já delapidadas finanças do Estado.
Agora, depois de novamente empossado, e quando os buracos referentes a "medidas emblemáticas" e "distributivas" começam a ser conhecidos, o José Sócrates continua a fingir que não sabe de nada. Mais: conseguiu pôr todos os ministros, incluindo o das finanças, a fingir o mesmo. Mete impressão tanta irresponsabilidade.