terça-feira, 27 de novembro de 2012

Hatnuah

Tzipi Livni anunciou ontem aos israelitas que irá concorrer às eleições legislativas de 22 de Janeiro, pondo fim a semanas de especulações sobre o seu eventual regresso. Livni vai liderar um novo partido, o Hatnuah, de cariz centrista. A decisão surgiu após duas recusas de Livni em integrar as listas de candidatos do Partido Trabalhistas e do Yesh Atid.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sempre que vejo esta mulher, lembro-me de Camoes:

Que dias há que na alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como e dói não sei porquê.

Luís Lavoura disse...

A lei dos partidos israelita deve ser bem mais liberal que a portuguesa, para que se possa tão rapidamente formar um novo partido.

DL disse...

@ Luis Lavoura

Abrem e fecham a toda a hora. A partem-se a meio da legislatura. Os trabalhistas partiram-se ao meio: dos 13 deputados, 8 continuaram a ser trabalhistas e 5 fundaram o Atzmaut, do ministro Barak. O Kadima também teve fugas para o Likud já mesmo no fim. O Kadima vai desaparecer.

Luís Lavoura disse...

DL,

pois, em Portugal tal seria muito difícil, ou mesmo impossível. Para já porque é preciso recolher muitas assinaturas (o que implica tipicamente gastar bastante dinheiro para pagar a algumas pessoas para passarem dias na rua a recolhê-las) para criar um partido, depois porque é precisa a aprovação do Tribunal Constitucional, a qual também demora algum tempo.

Ainda bem que em Israel não é assim.