sexta-feira, 1 de julho de 2011

Israel do passado - um dia na vida de Nitza Refaeli

Nitza Refaeli foi uma estudante da Escola de Enfermagem do Hospital da Hadassah em Jerusalém. O Hospital da Hadassah foi evacuado do Monte Scopus em 1948 no início da Guerra da Independência e transferido provisoriamente para vários edifícios próximos da Rua Neviim. Em 1960 todas as estruturas do hospital passaram para o Centro Médico Ein Kerem, inaugurado esse ano. As fotografias da jovem Nitza  são de 1957 e foram tiradas nas várias instalações da Rua Neviim.
Durante esse período a maternidade e as áreas ginecológicas ficaram instaladas no Hospital da Missão Inglesa. Nesta fotografia Nitza trata dos recém-nascidos.
Junto a uma incubadora com a enfermeira Rovelsky
Aula de anatomia na Abadia de São José. A Abadia servia também de dormitório para os alunos da Escola.
Com a Enfermeira-Chefe Shoshana Sternberg a examinar o equipamento na sala de cirurgia.
O bloco cirúrgico numa das instalações da Rua Neviim. Quando o Centro Médico Ein Keren abriu, este  edifício passou a integrar o Hospital Bikur Olim.
Com um amigo após a hora de saída.
No serviço de internamento prestando apoio a um doente. Este serviço ficava situado num edifício próximo da Praça Davidka que foi destruído na década de 60 e posteriormente substituído por um hotel que entretanto também foi destruído.
Nitza no ambulatório. Os ambulatórios ficavam na Rua Hasolel, hoje Rua Havatzelet
Tudo em família. Nitza com a mãe que era parteira e supervisora do hospital.
Um dos serviços prestados pelo Hospital da Hadassah era medicina preventiva. Na foto Nitza faz uma consulta médica num bairro popular de Jerusalém.
Na década de 50 a Hadassah entregou os centros de bem-estar infantil, os serviços sociais e as escolas de enfermagem de todo o país aos municípios e ao Ministério da Saúde de Israel. Em Jerusalém a gestão destas infraestruturas continuou a ser feita pela Hadassah  até 1963. Na foto o centro de bem-estar infantil em Kiryat Hayovel, Jerusalém.
O Centro de Apoio à família e à comunidade em Kiryat Hayovel.
Numa reunião com a sr.ª Druckman, uma enfermeira de saúde pública que foi a responsável pelos serviços médicos e sociais em Kiryat Hayovel.
O dia terminou com música nos dormitórios das enfermeiras.

Sem comentários: