quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Movimento Democratico das Mulheres e as palestinianas

(Clique na imagem para ampliar) 
O Movimento Democrático das Mulheres é uma das muitas organizações que se diz defensora dos direitos das mulheres e que luta pela plena integração e emancipação das mulheres numa sociedade de paz, justiça e progresso social, liberta da opressão, da exploração e de discriminações (sic).
Para além da causa das mulheres,  apoiam  também a causa palestiniana e a causa cubana, que apesar de diferentes entre si são sempre apoiadas em simultâneo por estas organizações ditas progressistas. Por isso nunca lhes deu para apoiarem a causa tibetana e a causa lituana, por exemplo, que devem ser causas reaccionárias
Desta forma, e sempre atento à sua cartilha,  o MDM vem agora clamar pelo reconhecimento do Estado da Palestina pela ONU, sem que no entanto tenha emitido até hoje uma única linha em defesa das mulheres palestinianas que são continuamente oprimidas pelo Hamas. Sabe-se o motivo de tal omissão: as causas do MDM são as mesmas do PCP, e o PCP apoia a causa palestiniana  independentemente das atrocidades que o Hamas cometa ou não. A luta contra Israel e os Estados Unidos supera todos os problemas de ordem feminista que possam existir, pois PCP e Hamas têm ambos a mesma luta. Assim, o MDM apenas apoia direitos das mulheres nos locais onde isso é conveniente às posições políticas dos comunistas,  que não é o caso da Palestina. Pelo que nunca se verá este movimento a criticar a opressão que o Hamas faz às mulheres de Gaza e muito menos a elogiar os direitos das mulheres israelitas, árabes incluídas.
Cartoon do Blogue Ortodoxia.

Sem comentários: