sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O ensino integrado da Música e o constante faz e desfaz

Depois de anos a encher os jornais com títulos como: "Governo quer democratizar o ensino da música" ou "Ministério quer ensino da música em cerca de uma centena de escolas", eis que agora o Ministério da Educação decidiu voltar com os seus desejos atrás. 
As escolas que se chegaram à frente e se organizaram para oferecer  o ensino integrado da música aos seus alunos, foram hoje surpreendidas com um despacho por parte da tutela: não há autorização para o funcionamento dos cursos básicos de música. O motivo alegado parece ser o do costume: falta de verba e não se fala mais nisso. De pouco adiantou já se estar a meio do período definido para a abertura das escolas (8 a 13 de Setembro) e que todos os horários, turmas, e restantes tarefas organizativas já estivessem concluídas. A regra é sempre a mesma: desfazer e fazer novamente. E cara alegre, porque o sr. primeiro-ministro anda por ai a inaugurar escolas e não quer maçadas destas a estragar a festa.
Como se já não bastasse a balburdia resultante do recente decreto que agrupou  as escolas básicas com as secundárias, surge agora esta ordem que vem  complicar ainda mais o início do ano escolar. A horas do início das aulas há escolas elaborar horários quase do zero, unicamente porque ministério não descobriu a tempo que não tinha dinheiro para cumprir com as parangonas da propaganda oficial que decretaram música para todos.

Sem comentários: